TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Sete municípios da região decretaram situação de emergência; no Estado são 59

foto_7657_400,220,index

O governador Beto Richa assinou na manhã desta sexta-feira (28), em Maringá, o decreto número 8.460/13, que estabelece situação de emergência em 59 municípios paranaenses mais atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Na região de Guarapuava, sete municípios estão em situação de emergência. Com o decreto, as prefeituras passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras farão um levantamento dos danos provocados pelas chuvas e elaborarão plano de trabalho, que será encaminhado ao Governo Federal, para liberação de recursos.

Em Laranjeiras do Sul, duas pessoas morreram, 100 ficaram desabrigadas e 32 permanecem em abrigos. A prefeitura realiza o levantamento dos prejuízos que chegam a R$ 3 milhões. Em Irati, 300 casas foram atingidas por alagamentos, 600 pessoas ficaram desalojadas, 150 ainda estão em casas de parentes, 23 desabrigadas e duas em abrigos.  No município de Pitanga, 15 pessoas permanecem desalojadas; no total, 155 pessoas foram afetadas.

Em Prudentópolis, houve 32 desalojados, 8 desabrigados. No município a situação mais crítica é no interior com estradas intransitáveis e rios que transbordaram. Em Guarapuava 57 casas foram atingidas por alagamentos, 34 pessoas estão desalojadas e 24 desabrigadas permanecem em abrigos. Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, respectivamente, somam 2.500 e 13.600 pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações.

“O Estado também vai liberar recursos para as cidades atingidas e dar todo o apoio necessário. O governo está mobilizado para atender de forma emergencial à população”, afirmou Beto Richa, ao assinar o decreto, em Maringá, junto com o chefe da Casa Militar do Governo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.

Levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que 78 municípios foram atingidos pelas chuvas. A maioria deles sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado. Especificamente nesta sexta-feira, 28, a Defesa Civil contabiliza 96.333 pessoas afetadas.

Na região Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos. O governo já realizou o levantamento de estradas e pontes danificadas na região. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater fazem levantamento das propriedades rurais afetadas, para que seja providenciada ajuda. As Patrulhas do Campo atuam para recuperar as estradas rurais.

O governador Beto Richa afirmou que, além da ajuda para os municípios atingidos pelas chuvas neste período, o governo estadual investe R$ 53 milhões na implantação de um sistema irá possibilitar prever fenômenos climáticos com três dias de antecedência. No Brasil, essa previsão ocorre apenas um dia antes.