Santa Tereza vai realizar oito cirurgias de redução de estômago por mês
O Hospital Santa Tereza tem um novo prazo para começar a atender através do SUS os pacientes portadores de obesidade grave. A perspectiva é que, a partir do próximo dia 22 sejam feitas as primeiras consultas ambulatoriais. As primeiras cirurgias bariátricas (redução de estômago) ainda não estão definidas, embora haja seis pacientes que provavelmente já estejam aptos a serem operados. De acordo com a 5ª Regional de Saúde, a determinação do governo federal é de que sejam feitas pelo menos oito intervenções por mês. Habilitado pelo Ministério da Saúde a realizar as cirurgias bariátricas por meio do sistema público, o hospital será a nova referência nesse serviço para os 20 municípios atendidos pela 5ª Regional. Atualmente existem 32 pacientes da região que já estão em tratamento pré-operatório em Pato Branco – cidade que, até a habilitação do Santa Tereza, era a referência para o tratamento da obesidade grave. Atendimento Em relação à ordem de atendimento, Traiano destacou que será respeitada a fila de espera. “Quem está há mais tempo na fila vai ser atendido primeiro. Parece-me, inclusive, que já tem alguns pacientes prontos para cirurgia, que seriam os primeiros a serem contemplados”, afirmou. Com esse fim, a Regional de Saúde tentará resgatar os pacientes que estão em tratamento em Pato Branco – caso assim desejem a equipe médica que realiza o tratamento e o próprio paciente. |