TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Planejar para desenvolver. Conheça o Estudo Paraná 2040.

g1-fiep-13-estudo-parana-2040-capa

Organizado pelo Sistema Fiep, projeto busca identificar os desafios e propor soluções para o Estado. Toda a sociedade pode contribuir.

Agir no presente para construir o futuro. Exercício constante quando pensamos em desenvolvimento, o hábito de planejar faz parte do dia a dia. Assim como planejamos nossas finanças, viagens e realizações, no universo dos negócios não é diferente. Para garantir a sustentabilidade das empresas, é preciso olhar para o futuro desde agora. Este é o objetivo do Sistema Fiep com o Estudo Paraná 2040: envolver toda a sociedade na criação de projetos a longo prazo, que contribuam para o crescimento e o desenvolvimento do Estado.

Marília de Souza, gerente do Observatório do Sistema Fiep, destaca a importância da participação de diferentes atores da sociedade neste processo. “Estamos diante de grandes desafios no nosso Estado, assim como em todos os outros. O nível de desenvolvimento humano e a competitividade sistêmica estão em jogo, precisamos de soluções em conjunto para enfrentar os próximos anos”, conta.

Entender as mudanças: primeiro passo do desenvolvimento

Tecnologias dominando os negócios. Consumidores cada vez mais atentos. Informação rápida e acessível em várias plataformas. Para adaptar-se a um mundo cada vez mais dinâmico, andar sozinho não é uma opção. Por isso, o Sistema Fiep disponibilizou a primeira fase do Estudo Paraná 2040. Um espaço colaborativo, apartidário e totalmente focado em compreensão do cenário e desenvolvimento macro. “Novos setores econômicos e modelos de negócio estão emergindo, transformando totalmente aquilo que era conhecido. Ao observarmos isso, entendemos que as mudanças tecnológicas – como a transformação digital e os avanços em nano e biotecnologia -carregam em si muitos desafios e oportunidades”, aponta Marília. “Com o Paraná 2040, queremos mobilizar toda a sociedade para encontrar estas oportunidades e, juntos, trabalhar em novas frentes”.