TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Parque do Lago é local de três homicídios em menos de dois meses

foto_10882_400,220,index

Três adolescentes foram mortos no Parque do Lago, em Guarapuava, em menos de dois meses. O último homicídio aconteceu às 21h de segunda-feira, 9, quando Bruno Oliveira dos Santos, de 17 anos, foi baleado e esfaqueado. A Polícia Civil não divulgou nada sobre a investigação, mas, baseada em informações colhidas no local, a PM adiantou que pode se tratar de “acerto de contas”.

Segundo relato de uma testemunha, dois indivíduos encapuzados abordaram a vítima pelas costas. Depois disso, um deles sacou uma arma de fogo e atirou na boca de Bruno. Outro tentou degolar o adolescente com uma faca. A dupla de criminosos fugiu em direção à Vila Concórdia.

Na madrugada de domingo, 8, um jovem de 16 anos morreu em um hospital de Guarapuava, três horas após ser agredido por outros dois adolescentes, também no Parque do Lago. Willian Junior Zampieri não resistiu a uma facada no abdômen. Na última segunda-feira, um rapaz de 17 anos confessou ser o autor do golpe. A primeira hipótese é de que os três envolvidos tenham se desentendido momentos antes do ocorrido.

No mesmo local, Aline Terezinha Cristo Pedroso, de 15 anos, sofreu um tiro na cabeça após um desentendimento banal, em 18 de outubro. Na ocasião, alguns dos envolvidos foram identificados pela polícia; porém, ainda permanecem foragidos.

Os principais suspeitos eram um jovem de 18 anos – que seria o autor do tiro – e o seu irmão, de 19, que o acompanhava. Uma briga entre a vítima e outra adolescente, suposta irmã dos assassinos, era apontada como motivação para o homicídio. 

A recorrência de crimes graves assusta frequentadores do parque e moradores vizinhos. Um deles, que preferiu não se identificar, teme que os bandidos fiquem cada vez menos inibidos de praticar a violência. “Esse último homicídio aconteceu às 21h, quando muitas pessoas ainda estavam no parque, e na parte de cima do Lago, que fica bem próxima às residências. Então, não tem como não ficar com medo”, falou.

A Polícia Militar informou que o Parque do Lago sempre foi um dos alvos do policiamento no município, principalmente, nos horários em que as pessoas estão fazendo caminhadas, ou quando ocorrem eventos. De acordo com o capitão Joas Marcos Carneiro Lins, do 16º BPM, os últimos crimes não indicam que haja a falta de segurança na região, mas o efetivo será reforçado já esta semana.

“São fatos isolados que aconteceram, acertos de conta, pelo que nós levantamos. Mas nós estamos implementando o policiamento. [O parque] também será contemplado com o policiamento fixo e com viaturas, e suplementado com o patrulhamento. Já temos as equipes de policiamento 24 horas nesse sentido. Será feito um revezamento para que não fique descoberto, principalmente nos horários com movimentação maior”, explicou.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Administração não informou sobre possíveis medidas para diminuir a sensação de insegurança no local. A assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que há apenas um vigilante trabalhando no parque em cada período. No entanto, a função dos funcionários é evitar danos ao patrimônio público.