TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Guarapuava registra temperatura mais alta em 16 anos; raios UV chegam a índice extremo

foto_11697_400,220,index

Na primeira semana de fevereiro, Guarapuava registrou o recorde de temperatura máxima das avaliações feitas pelo Instituto Meteorológico Simepar desde 1998, quando começou a medição na cidade. Na quarta-feira, 5, os termômetros registraram 33,2°C, às 16h15. Até então, o maior valor registrado fora em fevereiro de 2010, com 32,9°C.

Nos primeiros seis dias deste mês, a média das temperaturas máximas está em 31,9°C. Quase 5°C acima da média histórica – das máximas – para o mês, que é de 27°C. E as temperaturas mínimas também estão mais elevadas. A diferença é de 1°C: na primeira semana de fevereiro, a média ficou em 17,9°C, enquanto a histórica é de 16,7°C.

A incidência de raios ultravioletas também está alta. Na última sexta-feira, chegou ao nível extremo (13), por volta das 15h, conforme o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, as temperaturas devem seguir elevadas até a próxima semana, e com pouca chuva. A boa notícia, segundo ele, é que uma frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul e isso significa que a massa de ar mais seco que está sobre o Sul do Brasil começa a perder força.

Entretanto, se a frente fria conseguir avançar para o Paraná, somente haverá alteração nas condições de instabilidade a partir de quinta-feira, 13. “Essa previsão está baseada nas condições atuais dessa massa de ar seco e pela observação em fenômenos anteriores”, explicou Braunn.

O meteorologista acrescentou que a primeira frente fria que avançar sobre o Sul do país pode não ter tanta força, em virtude da massa de ar seco que ainda prenomina nessa região, mas que se uma segunda frente fria chegar, esta poderá ter maior influência.

Final de semana
A previsão para o final de semana, de acordo com o meteorologista do Simepar, é para dias muito quentes, com temperaturas perto dos 30°C. “Podem ser registradas chuvas isoladas. Enquanto em um bairro da cidade pode ter chuva, em outro não chove”, disse Braun.

O mais quente
Luis Carlos Ferreira, 35, morador de Guarapuava há 20 anos, disse diz que nunca viu um verão tão quente. “Eu tomo bastante líquido para refrescar, suco, água, sorvete, procuro ficar na sombra”, afirmou Luis.