TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Falha em subestação da Copel pode ter causado apagão, diz CFLO

foto_5035_400,220,index

A interrupção no fornecimento de energia elétrica ontem afetou 19.600 clientes da Companhia Força e Luz do Oeste, informou hoje a empresa. Desses, 10 mil ficaram sem eletricidade por mais de cinco horas. A causa do apagão pode estar na falha em uma operação técnica envolvendo uma subestação da Copel na Vila Carli.

Conforme o Centro de Operação do Sistema da CFLO, a interrupção foi acidental e causada supostamente por um problema nos equipamentos de proteção da subestação da Copel. “Havia uma operação programada de transferência de carga da subestação Guarapuava para a subestação da Vila Carli. Essa manobra foi realizada e não previa do desligamento de nenhum circuito. Com isso, os consumidores não seriam atingidos”, informa a empresa em nota à imprensa.

Mas, após a manobra, houve os desligamentos em vários bairros da cidade. “Após mais de uma hora da realização da manobra, houve o desligamento acidental em um dos circuitos da subestação da Vila Carli. Iniciados todos os procedimentos de restabelecimento, notou-se que o sistema de proteção não aceitava as cargas novamente”, acrescentou o informe.

O apagão começou exatamente às 10h03 e terminou às 15h43, conforme relatório da empresa. Após 10 minutos do fenômeno, 7 mil clientes dos bairros Alto Cascavel, Jardim das Américas, fundos do Aeroporto Municipal, núcleo Tancredo Neves e Vila Bela tiveram o serviço restabelecido. Outros 2.600 clientes dos bairros Batel, Vila Planalto e Continental tiveram o retorno da energia após 1h18min. A interrupção prolongada até as 15h43 ocorreu no Centro, Trianon, parte do Batel e no Santa Cruz, somando 10 mil unidades consumidoras atingidas.

A operação para retomar a prestação do serviço envolveu tanto técnicos da CFLO quanto da Copel. A Força e Luz do Oeste pediu desculpas aos moradores pelos transtornos e informou que está tomando medidas preventivas para que o problema não volte a ocorrer.