TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Evento incentiva uso consciente e criativo dos ambientes públicos

86710

“Mergulhando em novas ideias” foi o tema central do evento realizado pelo LAB (Laboratório de Ideias), da Prefeitura de Guarapuava, na última terça feira (15), no salão nobre da Faculdade Campo Real. A primeira edição do LAB Makers reuniu acadêmicos, professores, fotógrafos e comunidade em geral. “Nosso objetivo nesta primeira edição foi discutir de uma forma positiva tudo o que Guarapuava oferece para nós moradores. Os convidados da noite incentivaram a plateia a usar de forma consciente e criativa os parques, lagos, praças e outros ambientes públicos”, explica o coordenador do LAB, Andy Troc. 

Os fotógrafos guarapuavanos Almir Soares Júnior, Felipe Bahls e Anderson Santana usaram o momento do bate-papo para explorar os melhores lugares que Guarapuava oferece para fotografar. “Devido minhas experiências internacionais, tive o prazer de poder comparar lugares como o Parque do Jordão e o Lago, com ambientes semelhantes de outros países. Nossa cidade tem lugares que devem ser melhor explorados por pessoas criativas e que tenham iniciativa, pois isso auxilia nossa cidade a ganhar ainda mais visibilidade em outros territórios com essas belezas”, opina Almir Soares Júnior.  

Para incentivar a busca de novas soluções para Guarapuava, o artista plástico e cicloativista Celestino Dimas, responsável pelo muralismo realizado na estrutura da Casa da Cultura, apresentou ideias sustentáveis e inteligentes já aplicadas por ele em Curitiba. “Grafitar é uma forma de explorar e apresentar a arte urbana, atingindo todos os tipos de comunidades. O objetivo do grafite, assim como das pedaladas, a ocupação saudável de lugares abandonados e os jardins feitos temporariamente em estacionamentos e vias, fazem uma ponte entre a arte urbana e a população. O espaço público é de todos, portanto devemos aproveitar”, finaliza.  No final do encontro, houve a troca de retratos entre os participantes como forma de integração.