TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Enfrentamento às drogas requer ações rápidas, diz Cristina Silvestri

64060

O trabalho de acolhimento a usuários de crack e outras drogas, em situação de grande exclusão social, é o grande desafio da administração municipal de Guarapuava.

O enfrentamento coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social tece uma rede de ações coordenada pelo Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, que tem o psicólogo Giovani Caetano Jaskulski à frente dos trabalhos.

Para a secretária de Assistência Social, Cristina Rauen Silvestri, o debate sobre as drogas tem de ser uma ação rápida. “O nosso trabalho é fundamental na formação de uma nova cultura, de prevenção, de recuperação e de reinserção social”.  Segundo a  secretária, desde 2013, Guarapuava discute o tema com entidades e profissionais envolvidos em torno do qual se consolidou uma agenda permanente em que secretarias e entidades afins interagem.

“Trabalhamos com a Secretaria Municipal de Saúde; damos apoio às comunidades terapêuticas oferecendo, pela primeira vez, uma equipe multidisciplinar que dê sustentação ao trabalho que é desenvolvido. Temos uma psicóloga que desenvolve trabalho com familiares para que possam acolher o familiar que estava em tratamento e para que saiba como lidar com ele. Estamos visando ações preventivas e resolutivas”.

De acordo com Cristina Silvestri, a prevenção que funciona é a que combate as causas, como por exemplo, a situação dos pais, a repressão familiar, a falta de perspectivas dos jovens, a pobreza, a miséria. Para isso, os cursos do Pronatec, em parceria com o Governo Federal, qualificam familiares e o próprio envolvido.

rojetos nos bairros de acordo com a demanda dos jovens também ganham o apoio da Assistência Social em parceria com as secretarias municipais de Esportes, Educação e Cultura