TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Em um ano, mortalidade infantil em Guarapuava reduziu 7%

MAMAE GUARA

O índice de mortalidade infantil em Guarapuava diminuiu em 7% em um ano. De acordo com a coordenadora do programa Mamãe Guará, que visa diminuir a mortalidade infantil por meio de ações como acompanhamento, atendimento e monitoramento de todas as gestantes e bebês nascidos no município, doutora Regina Moura Diniz, em um ano a mortalidade infantil em Guarapuava caiu de 19,37% em 2012e para 12,82% em 2013.

Porém, apesar da diminuição, Guarapuava apresentou nos últimos três anos índices alarmantes de mortalidade infantil, com coeficientes superiores aos do Estado do Paraná e do Brasil. Em 2012, Guarapuava teve 19 mortes para 1000 nascidos vivos, enquanto o Paraná registrou 11mortes para 1000 nascidos vivos. 

De acordo com Regina, a mortalidade está relacionada ao pré-natal e atendimento hospitalar. “De maneira geral acaba refletindo nas condições socioeconômicas da mãe bem como ao pré-natal e ao recém-nascido”.

Programa Mamãe Guará
O programa Mamãe Guará é uma adequação do programa Mãe Paranaense desenvolvido pelo Governo Estadual. É um conjunto de ações que  garantem  o acesso ao pré-natal e cuidados pós-parto para a saúde de mãe e filho. 

Entre as novidades está a disponibilização de um carro para as gestantes de alto risco e de vale transporte para consultas e exames. As gestantes têm também acompanhamento e incentivos.  

Além das questões do transporte, as novas mamães recebem um enxoval completo e visitas frequentes da equipe municipal de saúde para garantir o atendimento integral de mãe e filho