TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Centro de Estudos de Prevenção de Enchentes de Guarapuava é referência em nível estadual

download

Desde o início deste ano a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conta com um Centro de Estudos de Prevenção de Enchentes, que funciona como uma representação local do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná. Com uma equipe composta por quatro professores e alunos do curso de Geografia e bolsistas de Geografia e Pedagogia, os estudos são realizados em dois momentos: primeiro com o levantamento das causas das enchentes e depois com o desenvolvimento de propostas.

Conforme o coordenador do Centro de Estudos em Guarapuava, Paulo Nobukuni, apesar de a equipe ser composta por docentes do mesmo curso, cada membro têm especialidade em um assunto específico que contribui para o resultado final das pesquisas. “Temos especialistas nas áreas de climatologia, geoprocessamento, políticas públicas e planejamento e gestão territorial. Unindo tais conhecimentos com a nossa estrutura de equipamentos, campo experimental/demonstrativo e estações meteorológicas distribuídas em Guarapuava, conseguimos definir padrões e pontos de alerta que permitam, por exemplo, evacuar áreas que tenham tendência a enchentes, preservando vidas”, explica Nobukuni.

Centros de Estudos como este, que atuam na prevenção de catástrofes estaduais, estão diretamente ligados ao trabalho realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPRODEC). Tal Coordenadoria opera no Paraná em caráter deliberativo e consultivo – através da união de representantes de instituições governamentais, da sociedade civil, de conselhos profissionais e da comunidade científica – tendo em vista a tomada de decisões sobre a proteção e defesa civil no Paraná, sempre orientado por questões técnicas.

Especificamente no que tange as questões técnicas das Engenharias, Agronomia e Geociências, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), dispõe de um representante no CEPRODEC, na pessoa do Conselheiro e Engenheiro Civil Diogo Artur Tocacelli Colella, que atua na orientação e esclarecimento das atribuições dos profissionais para a execução de serviços relacionados às áreas em questão. “A correta aplicação dos conhecimentos da Engenharia, Agronomia e Geociências por profissionais legalmente habilitados é essencial para a prevenção de riscos a sociedade. Ações como esta do Centro de Estudos de Prevenção de Enchentes aliado à base de dados robusta do Crea-PR e a atuação do Conselho nos 399 municípios do estado permite rápida permeabilidade nos casos de atendimentos a eventos adversos, seja pela atuação das equipes do próprio Crea-PR, seja pelas entidades de classe, conselheiros e inspetores”, explica Colella.