TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Atuação de mulheres na construção civil cresce na região de Guarapuava

download

Em Guarapuava, além de atuarem como responsáveis técnicas no planejamento e execução de obras, as mulheres também ganham espaço na construção civil para atuar como pedreiras, encanadoras, eletricistas, azulejistas e pintoras. Isso porque, desde 2014, o Governo Federal liberou recurso para que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava promovesse cursos profissionalizantes para as mulheres nestas cinco áreas de atuação.

Em média, 200 mulheres já foram formadas nestes cursos para atender à mão de obra do mercado local. E, desde 2017, a Lei Municipal nº 2649 prevê a reserva de pelo menos 10% das vagas para mulheres nas empresas prestadoras de serviços na área da construção civil em obras contratadas pelo município.

“A Lei surgiu para estimular o mercado a ser receptivo à mão de obra feminina na construção civil. É uma contratação em caráter de aprendizagem, porque assim elas conseguem ter a experiência da obra, para depois pleitearem uma vaga no mercado privado”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima.

Para a engenheira civil do Departamento de Obras, o balanço de quase um ano e meio em que a lei municipal está em vigor é positivo.

 

*Fonte Rede sul de Noticias