TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Ao longo do mandato, Carli cumpre parcialmente compromissos de campanha

foto_3955_300,225,index

No dia 1º de janeiro, o prefeito Fernando Ribas Carli encerra oito anos de mandato a frente do Executivo de Guarapuava. Ao passar a faixa para o próximo prefeito, Cesar Silvestri Filho, Carli deixa algumas obras em andamento. Porém, outros compromissos assumidos ao longo da campanha, em 2008, acabaram ficando para trás. O Diário de Guarapuava resgatou as principais promessas e mostra aquilo que efetivamente foi cumprido.

Em agosto de 2008, Carli concedeu entrevista na qual apresentava suas propostas aos diversos setores da administração municipal. Nos setores essenciais, como Saúde e Educação, o saldo é parcial nos segmentos como um todo.

O prefeito se elegeu prometendo construir duas unidades de pronto atendimento 24 horas – uma na zona Leste e outra na Oeste da cidade. No bairro Batel, Carli inaugurou a 15 dias do fim do mandato a UPA Prefeito Eloy Pimentel. Mas, a unidade entrará em funcionamento em 2013, porque não está equipada. O prefeito anunciou que executou a tomada de preços para os equipamentos. Contudo, disse que preferiria deixar para o próximo prefeito licitá-los. Além disso, o recurso para esses equipamentos, liberados após vistoria do Ministério da Saúde na obra, não estavam disponíveis na data da inauguração.

Com o dobro do tamanho previsto no projeto original do Ministério da Saúde, o prefeito aproveitou para destinar espaço separado nas instalações para pediatria. Com isso, Carli retoma outra promessa, a de construir uma unidade de pronto atendimento infantil.

Porém, o prefeito deixa outras unidades de saúde prontas ou com obras andamento na zona oeste da cidade: os CIAs (Centros Integrados de Atendimento) do Jardim das Américas, da vila Planalto e em andamento as obras do CIA da vila Concórdia.

Na Educação, a grande promessa era a construção das Escolas Totais. Carli concluiu a Escola Total do bairro Xarquinho, deixa em andamento as obras da unidade no Morro Alto. Porém, não construiu a Escola Total do Jardim das Américas, como se comprometera na campanha de 2008. Na última entrevista concedida ao Diário, o prefeito afirmou que deixará dinheiro em caixa para a conclusão das obras na escola do Morro Alto.

Outro compromisso, a construção da Escola Municipal Antonio Lustosa de Oliveira, gerou desgaste ao final da administração. A unidade de ensino possuía 247 alunos ao final do ano letivo, tendo aulas nas instalações do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. O anúncio da construção de um teatro escola mobilizou pais e alunos contra o projeto, pensado inicialmente para ocupar um espaço que não se concretizou, devido à disputa judicial com moradores reivindicando o usucapião de parte da área do terreno. A associação de pais e alunos da escola pedia que fossem construídas inicialmente as instalações da escola, que são prioridade.

Na geração de empregos, Carli conseguiu a atração de investimentos. No segundo mandato consecutivo, na indústria, consolidou a instalação da fábrica de balas e chocolates Pietrobon. Com o grupo Guerra, em 2011, anunciou a construção de uma indústria de massas que, posteriormente, cedeu espaço para a fábrica da marca francesa Jacquet de pães, bolos e biscoitos de receita européia, resultado da fusão dos grupos Guerra e Limagrain. Em sua gestão, às margens da BR 277, no Jardim das Américas, também se instalou o Centro de Distribuição de Sementes da multinacional Pioneer.

No comércio, abriu espaço para que marcas conhecidas no mercado nacional se instalassem, como a loja de departamentos Havan, a Americanas, cujas obras para abertura da loja estão em fase de conclusão, e o supermercado Maxxi, marca do grupo Wall Mart dedicada ao setor atacadista. Em 30 de outubro, investidores nacionais anunciaram a construção de um shopping center para 2013.

Todavia, não se ouviu falar mais nos pólos moveleiro e calçadista. Na campanha de 2008, Carli falava da criação desses pólos e da montagem de uma fábrica piloto para a formação de mão de obra, treinamento e confecção de partes usadas na fabricação de tênis. Por outro lado, manteve uma Escola do Trabalho, no bairro Santana, com cursos de funilaria e pintura, corte e costura, e costura industrial. No primeiro curso, esse ano, houve a formatura de mais de 60 novos profissionais.

No Meio Ambiente, Carli avançou em um aspecto da gestão de resíduos sólidos que pode ser considerado o grande desafio às prefeituras nesse início de década: a construção de aterro sanitário. Com investimento de R$ 1,2 milhão ao erário municipal, o prefeito inaugurou em 13 de maio de 2011 o novo local de destinação do lixo, ao lado do antigo lixão. Porém, o projeto para a redução do impacto ambiental na área antigamente usada não saiu do papel. Ainda em janeiro de 2012, o Município buscava a verba de R$ 1 milhão para recuperar a área com a construção de poços e colocação de chaminés à saída de gases, além de valetas ou valas para direcionar a água da chuva. Não houve avanços e o prazo dado pela Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente para a recuperação da área é de dois anos, portanto, 13 de maio de 2013.

Na Habitação, o governo Carli entregou 500 unidades habitacionais em 2011. A administração municipal, em parcerias com a Caixa e a Cohapar, deixa outros três conjuntos habitacionais em andamento para 2013: no Jardim Patrícia, no distrito industrial CDI e no Residencial 2000. Ao final dessas obras, a Secretaria de Habitação indica que o município atenderá 41% do déficit habitacional, em conformidade com o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social.

No Turismo, a promessa em 2008 era dotar de infraestrutura o Parque Municipal São Francisco de Esperança. Algumas melhorias foram feitas, como colocação de telas no mirante e a instalação de uma lanchonete, administrada por iniciativa privada. Dois vigias se revezam em turnos para cuidar da segurança. No entanto, a ideia de implantar uma linha de turismo na estrada do Guairacá não foi adiante. A entrega do Jardim Botânico, no Parque das Araucárias, aconteceu no último sábado, 22. A prefeitura o apresentou à comunidade com alguns ajustes por fazer, como a instalação de alguns vidros no borboletário e o plantio de gramas.