TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Hospitais universitários recebem 163% a mais para investir em pessoal

HURCG_068

O valor investido na folha salarial dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e do Oeste do Paraná passou de R$ 196 milhões, em 2010, para R$ 517,4 milhões em 2016. O aumento é resultado dos reajustes salariais e contratação de novos servidores. Para se ter um comparativo, entre 2007 e 2010, quatro anos da gestão anterior, os gastos com folha de pagamento na área aumentaram 56%. O valor é próximo a inflação registrada no período.

Desde 2011, os profissionais que atuam nos hospitais universitários tiveram um aumento médio de 60,71%. Além disso, o governador Beto Richa nomeou 495 agentes universitários. Nesta terça-feira (31), foram nomeados 255 agentes universitários aprovados em concursos públicos. 

Beto Richa afirma que a evolução dos gastos com pessoal demonstra a importância que o governo estadual dá aos hospitais universitários. “As instituições prestam serviço de qualidade em uma área essencial, que é a saúde da população. A valorização dos servidores, além dos investimentos em infraestrutura, equipamentos e outras melhorias dos nossos hospitais universitários representa a atenção do governo aos cidadãos que usam os serviços. Eles são o foco da atenção do governo”, diz o governador. 

SERVIÇO E FORMAÇÃO - Atualmente, os quatro hospitais universitários do estado do Paraná ofertam 757 leitos e operam, em sua maioria, com capacidade total. 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, afirma que com o investimento na formação de um quadro próprio de profissionais especializados, os hospitais universitários melhoram as condições não da assistência, mas também de ensino e pesquisa. 

“Além de prestar serviço público de saúde com qualidade em áreas de alta complexidade, eles aperfeiçoam a formação dos novos profissionais”, disse ele.